A obstrução arterial crônica ocorre quando há um entupimento ou estreitamento das artérias que irrigam os membros inferiores, causando uma diminuição do fluxo de sangue. Esse estreitamento ou oclusão, acontece de maneira lenta e progressiva ao longo dos anos devido a aterosclerose, que se caracteriza pela formação de placas de cálcio e gordura no interior das artérias, promovendo estreitamentos (estenoses) e até mesmo entupimentos (oclusões) das mesmas.
O tratamento das doenças arteriais crônicas envolve cessar o tabagismo, controlar a hipertensão, a diabetes e o colesterol. Além disso, para alguns casos é preciso fazer cirurgias de revascularização dos membros inferiores. Seu intuito é melhorar a qualidade de vida das pessoas que não conseguem caminhar adequadamente, devido a dor na panturrilha. Caso houver feridas nos pés, auxilia na cicatrização, evitando maiores danos.
A angioplastia é realizada através de uma injeção na artéria, geralmente na região da virilha, onde são introduzidos cateteres, que chegam até o local do estreitamento ou oclusão arterial e com a ajuda de balões e stents é realizada a abertura da artéria doente, que tem como objetivo devolver o diâmetro normal da artéria e melhorar a circulação das pernas.