Úlcera varicosa
A Úlcera varicosa ou venosa é caracterizada por uma ferida na face interna do tornozelo, devido à dificuldade do retorno do sangue ao coração. Geralmente, é precedida de alteração da cor (dermatite ocre) e de endurecimento da pele. Além de apresentar inchaço constante na região. Habitualmente, são de difícil cicatrização e podem aumentar de tamanho e profundidade. O tratamento da úlcera venosa visa melhorar o retorno do sangue ao coração, e cuidar do local da ferida para melhora da cicatrização.
Úlcera arterial
As úlceras arteriais ou isquemicas se desenvolvem como resultado de danos nas artérias devido à falta de fluxo sanguíneo para o tecido. Ao contrário de outras úlceras, essas feridas nas pernas podem levar meses para cicatrizar, se é que cicatrizam. Embora semelhantes, elas exigem tratamentos diferentes para garantir a cura adequada e uma recuperação rápida. Para tratar úlceras arteriais, é necessário restaurar a circulação sanguínea na área afetada. Tratar a causa subjacente com antibióticos pode ajudar a reduzir os sintomas, mas não melhorará a ferida completamente.
Seu médico começará perguntando sobre seu histórico médico e sintomas. Certifique-se de manter um registro de todos os seus sintomas, pois eles ajudarão seu médico a fazer um diagnóstico adequado. Se você tem a úlcera há muito tempo, seu médico pode querer coletar uma amostra de tecido para garantir que não haja câncer. Ressonâncias magnéticas, tomografias computadorizadas e radiografias também podem verificar a profundidade de sua úlcera e se tem um osso afetado. O seu médico também irá verificar se a sua úlcera tem infecção.