Trombose Venosa Profunda


A trombose Venosa Profunda (TVP) é caracterizada pela formação de coágulos, conhecidos como trombos, dentro dos vasos sanguíneos que drenam para o coração. As veias profundas dos membros inferiores são as mais comumente acometidas, e a obstrução do retorno venoso pode levar a dor e inchaço.

Esta doença está associada a anormalidade genética, uso de anticoncepcionais ou tratamento hormonal, tabagismo, tumores, cirurgias, traumatismos e imobilizações prolongadas.

Nos primeiros dias de trombose, pode ocorrer o desprendimento dos trombos que migram para o pulmão, obstruindo as artérias pulmonares e gerando graves problemas cardíacos e pulmonares, podendo ser muitas vezes fatais.

Tardiamente, a TVP pode levar a um funcionamento deficiente do sistema venoso, levando a um quadro de varizes, pigmentação escura da pele, e úlceras (síndrome pós-trombótica).

O Tratamento é feito com anticoagulantes, medicações que impedem a formação e progressão do trombo, sendo necessário hospitalização quando o caso for mais grave. O uso de meia elástica também é recomendado para evitar a síndrome pós-trombotica.